PQ1

Vídeo: “Abordagem inovadora nos transtornos mentais nas crianças e nos adolescentes”

17/10, sábado, das 13h às 16h

Este filme mostra os avanços na prevenção e tratamento de transtornos mentais nas crianças e nos adolescentes. Serve como um ponto de apoio para os pais e amigos.

O Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes – INPD, criado em 2009, amplia o conhecimento em saúde mental na infância e adolescência no Brasil a partir de evidências que relacionam os transtornos mentais com alterações no desenvolvimento cerebral e mostram que eles podem ser revertidos com intervenções precoces (inclusive durante o período intrauterino), que são mais eficazes e apresentam maior retorno econômico do que as interferências feitas tardiamente.

Os transtornos mentais, que têm início em fases precoces da vida, estão entre as maiores fontes de incapacitação e gastos em saúde. No entanto, dados epidemiológicos gerados pela equipe de pesquisadores demonstram que somente 20% das crianças brasileiras com problemas de saúde mental têm acesso a cuidados adequados. Por esse motivo, o INPD promove inciativas, pesquisas e projetos, buscando o desenvolvimento da massa crítica na área de saúde mental e proporcionar uma formação de ponta em psiquiatria do desenvolvimento, inclusive em locais menos evoluídos do Brasil.

Faculdade de Medicina da USP

Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César - São Paulo/SP - 01246-903 - Metrô Clínicas - Estacionamento mais próximo na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, atrás da Faculdade.

Mais informações

Organização: Faculdade de Medicina da USP

Local da atividade: FMUSP

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César - São Paulo/SP - 01246-903 - Metrô Clínicas - Estacionamento mais próximo na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, atrás da Faculdade.

Local de referência: Anfiteatro de Anatomia, Sala 1303, 1o andar

Tipo de atividade: Vídeo/filme/projeção

Tipo de visita: Sessão

Data e horário de início: sábado, 17 de outubro de 2015, às 13h

Data e horário de encerramento: sábado, 17 de outubro de 2015, às 16h

Duração da visita: 30 minutos

Intervalos entre as visitas: 13h, 14h, 15h

Classificação do público: Jovens e adultos.

Observações sobre a classificação: Linguagem direcionado ao público jovem e adultos.

0 comentários em “Vídeo: “Abordagem inovadora nos transtornos mentais nas crianças e nos adolescentes”Adicionar comentário →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado