1 cortada

Os trajes aqui expostos, protótipos elaborados em algodão cru, são parte do projeto de pesquisa Passando a história para moldes, apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Um grupo de professores da EACH – Isabel Italiano, Luciano Araújo e Fausto Viana – e uma professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Desirée Bastos, foram em busca de trajes brasileiros do século XIX pelos museus brasileiros e do mundo. Estivemos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Portugal, Inglaterra e todo o trabalho poderá ser conferido em breve no livro Para vestir a cena contemporânea: moldes do século XIX. A pesquisa e o livro são produtos inéditos na nossa área de atuação: a modelagem, a reflexão teórica sobre os trajes do século XIX e todos os aspectos envolvidos quando se fala em indumentária e moda e são referência obrigatória para pesquisadores, estudantes e interessados no vestir em geral. As pesquisas continuam, agora como parte das atividades do Núcleo de pesquisa de traje de cena, indumentária e moda da EACH – USP.

Coordenação de modelagem: Isabel Italiano e Desirée Bastos / Apoio na modelagem: Juliana Pirani, Nelson Kume e Juliana Rebello Lourenço / Desenhos técnicos: Juliana Matsuda e Nelson Kume / Desenhos de roupa interior: Juliana Matsuda / Consultoria técnica: Graham Cottenden / Costura dos protótipos: Ana Cristina Ramos, Silvana de Carvalho, Aglair Nigro e Leci de Andrade / Programa: Carolina Bassi de Moura.

Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH - USP Leste

Av. Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP

Organização: Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Local da atividade: EACH/USP