trombose

“Dia Mundial da Trombose”: como conhecer os sintomas

17/10, sábado, das 10h às 15h

A trombose é uma patologia comum subjacente à doença isquêmica do coração (IAM), acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) e tromboembolismo venoso (TEV). A fim de aumentar a conscientização da trombose e, consequentemente, reduzir a morbi-mortalidade da doença tromboembólica, a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) instituiu o dia 13 de outubro como sendo o Dia Mundial da Trombose (WTD), com uma campanha mundial para uma maior divulgação de suas causas, fatores de risco, sinais e sintomas, prevenção e tratamento baseado em evidências.

Segundo a OMS as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo mundo (óbito: mais de 17 milhões de pessoas por ano). Apesar do IAM e AVC serem mais conhecidos pela população geral, é muito baixo o conhecimento de TEV, embora acometa 1-2 / 1000 adultos /ano (0,5-1 milhão casos / ano). Além disto, até 60% dos casos de TEV ocorrem durante ou após a hospitalização, tornando-se a principal causa de óbito hospitalar evitável, à frente de pneumonia e infecção.

Muitas mortes e eventos graves podem ser evitados através de educação, prevenção e tratamento adequados.

O objetivo da atividade é capacitar os visitantes a:

  • Conhecer sinais e sintomas de TEV
  • Procurar ajuda médica imediatamente se apresentar sinais e sintomas de TEV
  • Conhecer os fatores de risco
  • Discutir com seu médico e profissionais da saúde as opções para prevenção quando em situações de risco (ex: cirurgia, hospitalização)

Professora coordenadora: Dra Paula Ribeiro Villaça (Hematologia)

Professores e outros participantes: Dra Erica Okazaki (Hematologia), equipe multiprofissional do grupo de Doenças Trombo-Hemorrágicas do Serviço de Hematologia – HCFMUSP

.

Faculdade de Medicina da USP

Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César - São Paulo/SP - 01246-903 - Metrô Clínicas - Estacionamento mais próximo na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, atrás da Faculdade.

Mais informações

Organização: Faculdade de Medicina da USP

Local da atividade: FMUSP

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César - São Paulo/SP - 01246-903 - Metrô Clínicas - Estacionamento mais próximo na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, atrás da Faculdade.

Local de referência: Mesa no 1o andar da Faculdade

Tipo de atividade: Visita guiada

Tipo de visita: Fluxo contínuo

Data e horário de início: sábado, 17 de outubro de 2015, às 10h

Data e horário de encerramento: sábado, 17 de outubro de 2015, às 15h

Classificação do público: Crianças; jovens; adultos

0 comentários em ““Dia Mundial da Trombose”: como conhecer os sintomasAdicionar comentário →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado