astronomia

Circuito Ciências da Terra e do Universo

17/10, sábado, às 08h – 18/10, domingo, às 07h

Nesse circuito o visitante irá fazer um passeio dentro do IAG, passando por atividades propostas pelos três departamentos. O início do passeio é desenvolvido pelo Departamento de Astronomia, onde faremos uma exposição de 20 painéis denominados “Paisagens Cósmicas” abordando assuntos desde a Terra até o Big Bang, onde a cada painel o visitante se afasta cada vez mais do nosso planeta Terra, até chegar na Radiação Cósmica de Fundo do Universo (que nos dá pistas de como era o universo na sua juventude). Em seguida o visitante irá conhecer os grandes projetos em que o departamento de astronomia está atualmente envolvido, a Rede SPANet. Os visitantes irão conhecer a sala de observação remota do telescópio SOAR (localizado nos Andes Chilenos) e o Laboratório de Astroinformática. Na segunda etapa do circuito o visitante poderá ser um apresentador do tempo por um dia. Nessa atividade do departamento de Ciências Atmosféricas, será mostrada como é feita a previsão do tempo e sua apresentação na TV. Para finalizar essa etapa será apresentado para o visitante uma explicação científica sobre a falta de chuvas em São Paulo e as interrelações com o clima e as mudanças climáticas. Por último o visitante entrará na parte do circuito cujas atividades serão desenvolvidas pelo Departamento de Geofísica. Nessa experiência o visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a estação sismológica e o trabalho da Rede Sismográfica do Brasil (RSBR). Em sequência, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as áreas contaminadas e avaliar o risco de utilização dessas áreas. Ainda no Departamento de Geofisica o visitante poderá visitar o maior Laboratório de Paleomagnetismo da América Latina, onde conhecerão as grandes descobertas a respeito de supercontinentes do passado, como PANGEIA e COLUMBIA. No final do Circuito disponibilizaremos uma sala de descanso (cineminha) onde serão reproduzidos vídeos de divulgação científica produzidos pela UNIVESP TV, estrelados por docentes do departamento. Para finalizar, durante o dia, no estacionamento interno do IAG, os visitantes poderão observar o Sol através de telescópios com segurança. No estacionamento também estarão pintados círculos com os diâmetros dos espelhos dos telescópios SOAR, GEMINI e GMT. A partir das 18:00, os telescópios solares darão lugar aos telescópios para a observação do céu noturno. Para essa atividade teremos três telescópios montados no estacionamento do IAG acompanhados de astrônomos. Durante toda a noite apontaremos o telescópio para vários astros interessantes. Cada telescópio para um objeto diferente, acompanhando o movimento da esfera celeste. Iremos com essas observações até o nascer do Sol.

virada_poluicaovirada_sol (1) virada_filanoite

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP

Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária – São Paulo/SP – CEP 05508-090

Organização: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas a USP

Local da atividade: IAG/USP

Endereço: Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária – São Paulo/SP – CEP 05508-090

Local de referência: Dependências internas do IAG

Tipo de atividade: Visita guiada

Tipo de visita: Fluxo contínuo

Data e horário de início: sábado, 17 de outubro de 2015, às 08h

Data e horário de encerramento: domingo, 18 de outubro de 2015, às 07h

Classificação do público: Crianças, jovens, adultos

Outras observações: A entrada no Circuito será em grupos de 25 pessoas a cada 15 minutos. O circuito será aberto a partir das 8:00 do dia 17/10 e a última entrada será as 05:00 do dia 18/10. A observação do céu encerrará com o nascer do Sol, no dia 18/10. Não haverá observação Solar na manhã do dia 18. A atividade de observação do Sol e do céu noturno poderá ser cancelada dependendo das condições climáticas. Ao finalizar o circuito o visitante terá acesso a lanchonete do departamento que estará aberta durante todo o dia 17/09. A lanchonete não abrirá durante a madrugada.

0 comentários em “Circuito Ciências da Terra e do UniversoAdicionar comentário →