Árvore da vida, Molécula de DNA e como extrair DNA de material biológico.

IMG_2365Maquetes ilustrativas que possibilitam explicar os ramos da vida no planeta Terra e a sua composição. Alem de demonstrações para extração de DNA.

Árvore da Vida:

Nesta atividade será apresentado um modelo de uma pequena árvore com os ramos representando a evolução da vida na Terra. Pode se verificar na árvore 3 grandes ramos representando Bactérias, Arquéias e Eucariontes. Pode se verificar o quão minúsculo é o ramo que define os animais e mesmo os seres humanos, e como toda a vida na Terra teve origem única. Ainda se percebe a conexão entre os ramos representando a origem das organelas.

Estrutura do DNA

Um modelo da estrutura do DNA no tamanho de um indivíduo permite identificar os principais componentes dessa molécula. Pode-se identificar a existência de duas cadeias que se conectam através de pontes de hidrogênio das bases nitrogenadas. Serão apresentados também modelos de nucleotídeos separados da molécula para facilitar a visualização dos pares específicos entre nucleotídeos A:T ou C:G, com a identificação das diferenças de pontes de hidrogênio entre esses pares.

Extração de DNA a partir de frutas

Será desenvolvido junto aos participantes um experimento de extração de DNA a partir de frutas (morango ou banana). Através de um protocolo simples de lise das células com detergente e posterior precipitação de DNA com álcool o participante percebe que a molécula de DNA é filamentar e, apesar de não totalmente pura, permite a “visualização” da molécula da vida. O protocolo é algo bastante simples e pode ser reproduzido no ensino médio pelos próprios participantes.

Saguão do prédio ICB IV.

Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cid. Universitária, Butantan, São Paulo, SP.

Organização: Instituto de Ciências Biomédicas da USP

Local da atividade: ICB/USP

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cid. Universitária, Butantan, São Paulo, SP.

Local de referência: Entrada do prédio ICB IV.

Tipo de atividade: Exposição interativa

Data e horário de início: sábado, 17 de outubro de 2015, às 09h

Data e horário de encerramento: sábado, 17 de outubro de 2015, às 17h

Intervalos entre as visitas: 9h ás 17h.

Classificação do público: Crianças, jovens e adultos.

Observações sobre a classificação: Para todos os públicos com idade a partir de 7 anos.

0 comentários em “Árvore da vida, Molécula de DNA e como extrair DNA de material biológico.Adicionar comentário →